8 dicas imperdíveis para aumentar a produtividade da equipe

8 dicas imperdíveis para aumentar a produtividade da equipe

Powered by Rock Convert

Manter os níveis de rendimento de uma equipe é um grande desafio. Para líderes que querem aumentar a produtividade então, há uma série de ferramentas e estratégias que devem ser usadas em conjunto para fazer com que seus colaboradores ampliem a qualidade dos serviços prestados, em um tempo menor de trabalho. Mas, como colocar isso em prática? Continue lendo o artigo e conheça algumas dicas que te ajudarão.

Padronize processos

Fazer uma boa gestão dos processos dentro de sua empresa é uma medida imprescindível para garantir bons resultados de produtividade. Uma das formas de colocar isso em prática é por meio da padronização de diferentes processos, principalmente, em atividades administrativas. A padronização economiza tempo, dinheiro e evita períodos desnecessários de adaptação a atividades que fogem da rotina.

Estabeleça metas

Metas devem ser desafiadoras o suficiente para sempre levarem sua equipe um passo adiante do que é esperado, mas isso, não significa impor objetivos inatingíveis, a ponto de gerar frustração. O estabelecimento de metas é uma ótima forma de quantificar em números os objetivos exatos que você espera atingir, por meio do trabalho individual e em equipe de seus colaboradores.

Determine prêmios de desempenho

Além de procurar esse delicado equilíbrio no estabelecimento de metas, é preciso encontrar incentivos para esse aumento de desempenho. Para isso, determine previamente prêmios (gratificações, bônus, outros benefícios, etc.) aos quais seus colaboradores terão direito se atingirem seus objetivos.

Deixe as expectativas de produtividade claras

Por falar em objetivos, você deve deixar claro o que espera de sua equipe, desde o início da relação de trabalho. Não há como um empregado melhorar seu desempenho sem saber o que é esperado dele. Invista também em feedbacks construtivos e frequentes, para que seus colaboradores saibam como está a qualidade do trabalho desenvolvido por eles.

Utilize uma ferramenta de checklist para aumentar a produtividade no dia a dia

Ferramentas de checklist são essenciais para que uma empresa ganhe produtividade em seu dia a dia. Quando customizáveis, elas podem ser adaptadas a qualquer tipo de contexto e propósito. Por exemplo, é possível fazer checklists de checagens operacionais, gerenciamento de estoque, controle de qualidade, etc. Esta é a ferramenta ideal para processos padronizados, como ocorre em franquias e modelos específicos de negócios.

Realize reuniões de acompanhamento regularmente

Reuniões de acompanhamento são uma boa oportunidade para que você ofereça a seus colaboradores feedbacks de equipe, dê conselhos para projetos em andamento, identifique problemas de execução antes que eles se tornem mais graves, etc.

Estabeleça prazos de entrega

Prazos e padrões de entrega de resultados devem ser estabelecidos juntamente às metas de desempenho. É muito importante que o líder de uma equipe trabalhe com cronogramas fixos, que todos os colaboradores devem observar.

Procure evitar distrações no ambiente de trabalho

É importante que o ambiente de trabalho dê aos colaboradores o foco necessário para trabalhar bem, sem muitas distrações. Apesar de permitir intervalos regulares e momentos de descontração, é importante que se evite o acesso a redes sociais, que não haja rodas de fofoca, que os níveis de ruído sejam minimizados, etc. Essas medidas corroboram a concentração de seus funcionários, aumentando também produtividade deles.

E você, o que faz para aumentar a produtividade da sua equipe? Experimente colocar em prática essas dicas em seu empreendimento! Aproveite também para assinar nossa newsletter para continuar a receber postagens como esta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This