ilustração mesa de trabalho

6 dicas para planejar a expansão de um e-commerce de moda

Bons resultados dependem de investimentos em mudanças, e eles são indispensáveis para a expansão de e-commerce de moda. Entretanto, há uma dúvida muito comum nesse momento de ampliação: por onde começar?

Aumentar as vendas da sua loja virtual depende de um crescimento bem executado, que passe por questões como marketing, organização de estoque e avaliação de resultados. Este post vai trazer 6 dicas para você conseguir a expansão com sucesso!  

1. Avalie os resultados anteriores da empresa

O histórico da empresa é um bom guia para entender onde se quer chegar no momento atual. O planejamento depende da avaliação dos resultados anteriores. Eles serão o ponto de partida na busca pelo desenvolvimento.

Primeiramente, entenda os números que seu e-commerce de moda obteve ao longo do último ano. Ainda que eles não sejam ruins, a ideia é que eles possam ser potencializados, uma vez que haverá o trabalho de melhoria na sua loja atual.

As métricas estarão sob constante avaliação nesse processo de expansão, e os números anteriores são o parâmetro mínimo. Todo o planejamento do crescimento da empresa deve partir desses resultados. O sucesso da ampliação do negócio passa por atingir índices ainda mais altos.

2. Estabeleça metas e objetivos alcançáveis

Todo projeto de expansão precisa de um destino. É fundamental você saber o que espera do seu e-commerce no futuro, a partir dos investimentos que fará para que ele cresça. Por mais que a ambição seja alta, é preciso ser realista, e isso deve refletir os objetivos que você definir para alcançar.

Pode ser muito frustrante e prejudicial ao negócio trabalhar com metas muito acima da realidade. Se esse for o caso, a tendência natural é que elas não sejam alcançadas, o que trará a sensação de fracasso. Por isso, desde o primeiro momento do planejamento, é preciso definir objetivos realistas.

Outra preocupação é que essas metas sejam totalmente mensuráveis. Essa é a única forma de acompanhá-las enquanto o seu e-commerce funciona a todo vapor. Você não saberá se está próximo dos números desejados se não consegue mensurá-los. Isso atrapalharia o planejamento e o crescimento do negócio.

3. Amplie o portfólio de produtos

A expansão de e-commerce de moda depende também do que você oferece para os clientes. Um amplo portfólio de produtos garante que seu negócio seja mais interessante e atenda a mais consumidores. Com mais ofertas, os acessos crescem consideravelmente, o que influencia no número de vendas.

Nesse processo, no entanto, é importante saber avaliar quais produtos vão ser oferecidos pela loja virtual. Uma pesquisa prévia de mercado ajuda a compreender quais são aqueles com maior procura e volume de vendas. Esses são aqueles que não podem faltar, seja de sua marca própria, seja na revenda.

Ter esses líderes de vendas também é importante na atração. Quando mais consumidores visitam seu e-commerce, os outros produtos do seu portfólio também são naturalmente visualizados. Nesse processo, é gerado mais valor ao site, que tende a se tornar referência no segmento.

4. Invista em marketing digital

Fortalecer sua marca, atingir o público certo, obter visibilidade. Essas são apenas algumas das vantagens que um e-commerce obtém ao investir em marketing digital. Estar na web é comum, entretanto, conseguir destaque diante dos concorrentes é uma missão constante e diária, que requer bons métodos.

Uma estratégia adequada permite, primeiramente, que sua loja seja facilmente encontrada na internet. De nada adianta expandi-la se ela não aparece nos primeiros resultados nas pesquisas do Google. O público certo, aquele que tem real interesse, consegue encontrar o e-commerce que oferece o que ele busca.

O trabalho do marketing digital também foca na presença nas redes sociais. Por lá, o cliente é conquistado e mantém contato frequente com a sua marca. Se você consegue agradá-lo com boas mensagens e um conteúdo relevante, o resultado é o engajamento. Conquistar a simpatia é fundamental para fidelizar.

5. Planeje o estoque

Como você estoca atualmente as peças e os acessórios que vende na sua loja? A expansão de e-commerce de moda vai influenciar diretamente esse trabalho, uma vez que há o aumento do volume de produtos. Atender essa necessidade é indispensável para conseguir a ampliação do negócio.

Um estoque organizado é fundamental para que os processos logísticos da empresa não sejam prejudicados. Quando um pedido é realizado, a separação precisa ser feita de maneira ágil. Se você não possui uma estrutura bem planejada, a tendência é que o despacho demore a ser feito.

Além do espaço físico, é importante contar com um sistema automatizado para gerenciar o estoque. Essas plataformas permitem o cadastro rápido e a atualização frequente do volume de produtos. Com isso, os atrasos são reduzidos e todo o processo de envio é agilizado, resultando na satisfação do consumidor.

6. Utilize um checklist para o planejamento da expansão

Todo esse trabalho visto até aqui pode gerar dúvidas e até mesmo confusão. A expansão de e-commerce de moda não é simples e requer muita organização. Nesse processo, um checklist é uma solução muito objetiva e que permite que nada seja deixado de lado. Seu uso pode acontecer de diversas formas.

A primeira utilidade dessa ferramenta é no registro de cada etapa fundamental na ampliação do negócio. De maneira muito prática, cada um desses passos da expansão pode ser relacionado em uma plataforma totalmente editável. Isso permite gerar um conteúdo preciso e totalmente voltado às especificidades do negócio.

O checklist também é utilizado em trabalhos específicos de cada etapa. No planejamento  e controle de estoque, por exemplo, cada uma das estratégias pode ser relacionada com ajuda desse recurso. O mesmo pode ser feito na ampliação do portfólio, com a definição de todos os novos produtos a serem vendidos.

Buscar o desenvolvimento de uma empresa é uma tarefa que envolve muito trabalho e organização. Essas dicas que você viu ao longo do post são indispensáveis para aplicar em um projeto de expansão de e-commerce de moda. Elas colocarão seu negócio mais próximo de resultados relevantes!

Segurança também é um ponto fundamental em qualquer empresa. Diante disso, confira o guia completo de checklist de segurança do trabalho e comece a executá-lo agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This