6 dicas básicas para melhorar a gestão de funcionários

6 dicas básicas para gerenciar funcionários

Powered by Rock Convert

No cenário empresarial, não há gestor ou profissional de RH que não se preocupe em gerenciar funcionários da melhor maneira possível. No entanto, essa pode não ser uma das mais fáceis tarefas do meio de negócios. O fato de lidar com pessoas diferentes, que possuem características e objetivos distintos, torna a gestão desafiadora.

Mas, a partir de boas práticas e dicas simples, é possível gerenciar os funcionários da sua empresa de forma fácil e prática. Confira abaixo a nossa lista para melhorar sua gestão!

Tenha uma boa comunicação interna

É muito importante que as empresas tenham a consciência da importância da comunicação interna. Nem sempre deixar essa atividade apenas com os profissionais de RH pode ser a solução ideal, tendo em vista a necessidade dos conhecimentos na área da comunicação para essa tarefa.

Para realizar a comunicação interna da forma mais adequada possível, é interessante ter um time composto também por profissionais de relações públicas, jornalistas, publicitários e demais da áreas da comunicação.

Invista em endomarketing

O endomarketing é muitas vezes confundido com a comunicação interna, mas são dois contextos distintos. Enquanto a comunicação interna envolve as mensagens emitidas para o público interno nos mais diversos canais, o endomarketing está mais direcionado para os fatores motivacionais de sua equipe.

Ao investir em endomarketing, adotando estratégias como palestras, ambientes coletivos e eventos para os colaboradores, você terá uma equipe mais engajada e, consequentemente, mais fácil de ser gerenciada.

Faça pesquisas de perfil e clima organizacional

Para gerenciar um time de funcionários é necessário conhecê-los bem, sabendo quais são suas necessidades, anseios e ambições — dentro e fora da empresa. Para isso, realizar uma pesquisa de perfil e clima organizacional é uma ação prática e efetiva.

Você pode elaborar um questionário geral e pedir feedbacks particulares, que servirão como referência para ações futuras.

Faça avaliações de desempenho

Além das pesquisas de clima organizacional, é interessante avaliar individualmente o desempenho de cada colaborador da organização.

Dessa forma, você poderá ter um conhecimento mais amplo sobre as habilidades de cada um, para delegar determinadas tarefas e diferentes cargos com maior propriedade e eficiência.

Crie programas para retenção de talentos

É mais fácil gerenciar funcionários conhecidos e engajados com a política da empresa do que pessoas estranhas ao que está acontecendo dentro dela. Por esse motivo, investir na retenção de talentos é essencial, diminuindo progressivamente a rotatividade de colaboradores.

Para reter talentos, diversas ações podem ser tomadas: desenvolvimento de planos de carreiras e aumento de salários em curto, médio e longo prazo, por exemplo, são incentivos eficazes.

Aposte na tecnologia

Hoje em dia, existem diversos aplicativos e softwares que podem ser grandes parceiros dos gestores de equipes.

Ter um checklist customizado, por exemplo, pode auxiliar no cumprimento de todas as tarefas de gerência, para que nenhuma caia no esquecimento.

Um sistema de controle de ponto também é um grande aliado, não apenas para o controle da empresa, mas também para que os funcionários tenham o apontamento das suas horas trabalhadas.

Gerenciar funcionários é uma tarefa difícil que exige muito de gestores; porém, quando todos os envolvidos estão alinhados quanto ao funcionamento da empresa, as tarefas são executadas com maior facilidade e eficiência, otimizando seu desempenho e gerando melhores resultados.

Quais outras dicas você tem para gestores de empresa? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This