6 boas práticas de operação logística que você deve considerar

Hoje, a logística tem sido vista como área importante, que agrega valor e pode proporcionar um grande diferencial competitivo. Portanto, investir em meios que ajudem a otimizar os processos  de operação logística é essencial para garantir a redução de custos e desperdícios. Ao mesmo tempo também possibilita o aumento da qualidade dos seus produtos e serviços, por exemplo.

Confira algumas boas práticas de operação logística que podem ser adotadas pela sua empresa:

1. Organização de estoque

A organização de estoque é fundamental para garantir bons índices de produtividade e reduzir desperdícios, avarias e perdas, e, consequentemente, os custos operacionais. Essa etapa compreende:

  • armazenagem através de grupos e categorias de produtos;
  • sinalização;
  • identificação correta dos produtos;
  • realização de inventários periódicos;
  • entre outras medidas relacionadas.

2. Utilização de checklists

Os checklists são importantes para assegurar a correta realização de determinado processo. Essa ferramenta podem ser utilizadas nos seguintes casos:

  • utilização de equipamentos — como empilhadeiras, por exemplo;
  • liberação de uma carga;
  • conferência dos documentos necessários;
  • acompanhamento da realização de um inventário;
  • entre outros.

3. Monitoramento de transportes

O monitoramento das cargas que são transportadas é essencial para que os gestores possam acompanhar o andamento do transporte, obter informações em tempo hábil que permitam a criação de ações mais eficazes e assegurar que o prazo acordado será cumprido.

Contudo, o ideal é que o cliente também possa fazer esse acompanhamento pelo rastreamento de suas cargas. Dessa forma, é possível oferecer mais transparência e confiabilidade, aprimorando o relacionamento com os clientes.

4. Controle e acompanhamento do nível de serviço

O acompanhamento do nível de serviço permite avaliar o grau de satisfação com relação aos resultados obtidos em determinado processo. Por exemplo: o nível de serviço de entregas proporciona ao gestor informação a respeito de quantas cargas foram entregues dentro do prazo, em comparação com o total que foi enviado.

Por meio desse indicador é possível fazer uma análise ainda mais profunda e avaliar os principais gargalos que fazem com que os índices não sejam satisfatórios.

5. Melhoramento contínuo

As melhorias contínuas são métodos de análises de processos que visam identificar falhas e encontrar soluções para eliminá-las ou minimizar os seus impactos. Dessa forma, é sempre possível otimizar a execução das atividades e obter importantes benefícios. Dentre os benefícios, estão a redução de desperdícios, redução de custos, aumento dos níveis de produtividade, maior agilidade e mais qualidade, por exemplo.

6. Automatização de processos

A automatização dos processos é parte fundamental em empresas que desejam melhorar a realização das atividades e aprimorar os seus resultados. A utilização de tecnologia permite melhorar a comunicação, garantir maior agilidade, maior segurança e confiabilidade das informações. Também permite redução de erros e, ainda, gerar relatórios que são muito úteis para o processo de tomada de decisão dos gestores.

No artigo de hoje citamos apenas algumas das boas práticas que podem ser adotadas em uma empresa. A logística é uma área muito ampla, que permite a aplicação de várias outras soluções que visam melhorar as rotinas e garantir resultados mais promissores para o negócio.

Algumas dessas boas práticas já foram implementadas em sua empresa? Quais benefícios elas trouxeram? O que mais você acha que pode ser aprimorado nos seus processos? Aproveite os comentários e compartilhe conosco suas experiências e opiniões sobre esse tema!

Powered by Rock Convert

One Reply to “6 boas práticas de operação logística que você deve considerar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This