5 dicas para controlar pedidos na sua loja

5 dicas para controlar pedidos na sua loja

Controlar de forma adequada os pedidos de uma loja é essencial para quem trabalha com vendas diretas para clientes. Isso garante a disponibilidade segura de um determinado produto em estoque, mostra quais são as mercadorias que estão em excesso ou em falta, impede o registro duplicado, e ainda permite equilibrar as finanças da empresa quanto à oferta e demanda das mercadorias.

O entendimento errôneo sobre como controlar pedidos da sua loja pode levar a deslizes que causam perdas de vendas, falhas de programação, atrasos, entre outros. Administrar impecavelmente essas questões não apenas evita desperdícios e perdas, mas facilita as vendas e assegura o êxito da empresa.

Diante disso, que tal ver algumas boas dicas para controlar melhor os pedidos de sua loja? Veja o post a seguir!

1 – Cuide da preparação de pedidos

A preparação de pedidos é a primeira etapa para ter o controle de pedidos bem feito em uma loja. E é aí que o levantamento de informações necessárias sobre os produtos deve ser realizado. O preenchimento de formulários, a disponibilidade de estoque e a transmissão de um pedido a um encarregado, por exemplo, fazem parte da preparação do pedido.

Graças ao avanço tecnológico, é viável encontrar no mercado vários softwares e aplicativos que facilitam uma boa performance nessas atividades.

2 – Atente-se para a correta transmissão de informações

A transmissão de informações pode parecer algo simples, mas é de alta relevância. É importante passar todas as informações que foram levantadas no processo de pedidos para os devidos responsáveis, de forma clara e precisa, a fim de que não existam ruídos ou erros de apontamentos.

3 – Faça um bom controle de estoque

O controle de estoque é o responsável por informar a quantidade correta de cada item disponível na loja. O gestor terá conhecimento do que tem tido mais saída, o que tem baixa rotatividade de vendas, e quais produtos merecem maior atenção na hora de antecipar as demandas que chegam no período.

Se a gestão do estoque não é realizada da maneira correta, pode comprometer a satisfação de clientes, por conta da falta de um produto na hora da compra, e ainda se tornar um grande problema no bolso do lojista. Por isso, no controle de estoque é importante:

  • Registrar tudo o que chega e sai;
  • Checar sempre os registros;
  • Ter atenção redobrada com os produtos perecíveis;
  • Organizar bem o espaço físico;
  • Estabelecer processos de controle de estoque;
  • Contar sempre com um bom software para auxiliar o controle.

4 – Faça um checklist para o acompanhamento das atividades

Fazer um checklist, ou seja, uma lista de verificações, é muito importante para qualquer negócio. É por meio dessa ferramenta que será possível saber as tarefas a serem cumpridas durante o dia ou mesmo ao longo da semana, quais os produtos que devem ser comprados, que fornecedores serão contatados, e muito mais.

No seu checklist, pode-se colocar tudo que está em falta na loja ou o que resta fazer em determinado trabalho. Torna-se viável listar as etapas de um plano de execução periódico, de modo a evitar futuros esquecimentos, falhas e erros.

Aqui também vale a pena contar com a ajuda de um bom software, de modo a facilitar mais ainda o trabalho e as rotinas da loja.

5 – Invista em bons softwares de gestão de estoque

Para o controle eficiente de pedidos de uma loja, é válido automatizar todo o processo com um software de gestão. Será por meio do sistema que seu negócio manterá um controle efetivo sobre a rotatividade de todos os produtos, além das propriedades de cada um deles: tamanho, cor, medidas, preço, custo, data de entrada, data de saída e muito mais.

Um software de gestão vai otimizar o controle e ainda permitir que a loja atenda de forma mais eficaz o cliente sempre que ele desejar algum produto. Como anda o controle de pedidos em seu estabelecimento comercial? Deixe as suas dúvidas e opiniões em nossos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This