5 dicas importantes para um bom serviço pós-venda

5 dicas importantes para um bom serviço pós-venda

Valorizar o cliente: esse é o segredo de um negócio de sucesso! E para um cliente se sentir valorizado, o processo de compra vai além de um bom atendimento na pré-venda – é preciso ter um eficiente serviço de pós-venda.

Um serviço pós-venda de qualidade tem o objetivo de fidelizar o cliente e engajá-lo, tornando-o um promotor da sua marca e de seus produtos e/ou serviços. O diferencial é transmitir ao cliente a sensação de segurança e de ser valorizado, além disso ele precisa saber que poderá contar com a empresa sempre que necessário.

Você deve estar se perguntando: como é possível oferecer um serviço de pós-venda com qualidade e eficiência e, ao mesmo tempo, otimizar o processo? Não se preocupe, nós listamos algumas dicas que te ajudarão a obter êxito nessa missão!

1 – Defina os objetivos do serviço pós-venda

Antes de tudo é preciso entender quais são os objetivos do serviço de pós-venda, para quem ele será direcionado e por que. É preciso também definir se o serviço será ativo ou receptivo. Toda a equipe deve ter esses objetivos em mente na hora de realizar o atendimento e prestar o serviço, assim todos estarão alinhados e seguros para atender o cliente.

2 – Defina as ações

Tendo os objetivos definidos é hora de saber quais ações serão tomadas após a venda e quais estratégias serão utilizadas para identificar o nível de satisfação do cliente. Entre as ações estão as pesquisas de satisfação, visitas técnicas, serviços de manutenção, reunião para o acompanhamento do trabalho, promoções especiais, ligações esporádicas e etc. Lembre-se de que as ações e estratégias devem estar alinhadas com o seu tipo de produto e/ou serviço.

3 – Cuide do Cliente

Ofereça sempre o melhor serviço pós-venda. Como já dissemos, a valorização do cliente é o segredo do sucesso, e valorizar um cliente é fazer com que ele se sinta especial. Mantenha o cadastro de clientes sempre atualizado, cumprimente-o pelo seu aniversário, mantenha canais de comunicação para que ele possa sempre entrar em contato – esteja aberto ao relacionamento. As ferramentas de e-mail marketing podem ser muito úteis nesse processo.

4 – Padronize o processo

A padronização do processo é essencial para a qualidade do serviço. Sempre que uma venda é realizada é necessário identificar se aquele é um cliente antigo ou novo e, a partir disso, determinar quais ações serão realizadas a seguir. Ganhe tempo e melhore a gestão do processo usando um checklist com todas as etapas a serem cumpridas. Assim você garante que nenhuma informação será perdida no caminho.

5 – Avalie

Por fim, coloque no seu checklist uma rotina de avaliação e controle do serviço pós-venda. Essa rotina é importante para garantir que o processo está funcionando corretamente e trazendo resultados positivos para a empresa. Se necessário crie métricas de avaliação para cada objetivo definido no início do processo.

Seguindo esses passos seu serviço de pós-venda deixará seus clientes satisfeitos e felizes. Se você gostou dessas dicas, leia também o nosso artigo que mostra os 8 benefícios da padronização de processos em sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This