5 boas práticas na gestão de hotéis

5 boas práticas na gestão de hotéis

Trabalhar na gestão de hotéis não é uma tarefa das mais simples. Isso se justifica, principalmente, pelo fato de que os clientes de um hotel podem não ser sempre os mesmos e nem retornar ao local com frequência, como ocorre em outros negócios de serviços, que conseguem fidelizar seus clientes mais facilmente.

Para que o seu hotel tenha renome e conquiste relevância em sua região, são recomendadas algumas boas práticas de gestão de hotéis. É sobre isso que falaremos hoje. Ficou curioso? Quer saber mais? Então continue a leitura!

1. Garanta uma boa posição em sites de reserva online

Em tempos nos quais a internet se destaca como forma preferida de compra, garantir uma boa posição nos sites de reserva online é quase que uma obrigação dos hotéis.

É importante marcar presença nesse tipo de site, de modo que, quando uma pessoa busque por “hospedagem na cidade X”, por exemplo, o seu hotel tenha destaque sobre os concorrentes.

2. Conheça o perfil dos hóspedes

Para traçar campanhas de marketing e publicidade, é necessário conhecer o perfil das pessoas que se hospedam em seu hotel. A maioria é de turistas que visitam a sua cidade? Ou são pessoas que viajam a trabalho? Qual é a idade média dos hóspedes? Que tipo de mídia eles mais acessam? Todas essas questões podem ser respondidas em uma pesquisa de perfil e satisfação, por exemplo.

Uma dica interessante é fazer o envio de uma breve pesquisa por e-mail. O ideal é que a pesquisa seja enviada até um dia após o check-out do hóspede no estabelecimento.

3. Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ramificação do marketing digital que —  por meio da produção de textos, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo — deixa o site ou blog do seu hotel mais bem posicionado em mecanismos de busca, como o Google.

No blog do seu hotel, por exemplo, podem ser criados textos com palavras-chave sobre pontos turísticos e eventos na sua cidade ou região. Desse modo, quando as pessoas que se interessam por esses locais fizerem buscas, encontrarão o seu site, e é provável que, visitando a localidade, se hospedem no seu estabelecimento e não na concorrência.

4. Esteja presente nas mídias sociais

Muitos estabelecimentos que prestam atendimento ao público relutam em entrar nas mídias sociais por medo que as páginas se tornem alvo de reclamações das pessoas. Realmente, isso pode acontecer. Mas, lembre-se: não é necessário que você tenha uma página no Facebook para que um hóspede mal atendido registre uma reclamação na rede, por exemplo.

É por isso que você deve estar presente nas redes sociais. Dessa forma, é possível administrar o que falam do seu hotel; seja respondendo questões sobre ele ou prestando esclarecimentos. Além disso, as mídias sociais também são uma excelente ferramenta de divulgação na internet.

5. Busque por parcerias

Uma ideia interessante para oferecer mais benefícios para os seus hóspedes é buscar parcerias com outros estabelecimentos locais. Você pode, por exemplo, procurar por academias, restaurantes, bares e outros prestadores de serviço e propor que sejam oferecidos descontos para hóspedes de seu hotel.

Outra parceria interessante é com o poder público. Tente entrar em contato com a Secretaria de Turismo do seu município e solicitar as formas existentes de divulgar o seu hotel em materiais promocionais da cidade, por exemplo.

Seguindo essas dicas de gestão de hotéis à risca, certamente o seu negócio vai se destacar. Que tal deixar um comentário abaixo e compartilhar conosco as suas experiências com seu hotel?

One Reply to “5 boas práticas na gestão de hotéis”

  1. Acho que poucos de nós sabem como armazenar e compartilhar informações confidenciais com segurança com a ajuda de salas de dados virtuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This