4 erros que não podem ser cometidos na comunicação interna

4 erros que não podem ser cometidos na comunicação interna

Powered by Rock Convert

A comunicação interna, aquela realizada entre empresa e funcionários, é tão importante quanto a comunicação com qualquer outro público de relacionamento.

Quando os funcionários da empresa não são bem informados do que acontece ao seu redor, eles entendem que são insignificantes para a organização, acarretando baixa na produtividade, desmotivação e até mesmo o turnover.

Separamos para você 4 erros que não podem ser cometidos na comunicação interna. Acompanhe:

4 Erros que não podem ser cometidos na comunicação interna

1. Esconder informação e divulgar de forma incompleta

Um dos grandes erros dos gestores é pensar que ainda existem informações que devem ser “escondidas” dos funcionários. Empresas que adotam essa política sofrem com o baixo comprometimento e a falta de motivação dos colaboradores, acarretando em baixa produtividade e, muitas vezes, rotatividade de pessoal (turnover).

Divulgar informações incompletas é outro grande erro, pois o funcionário vai buscar o que falta entender em especulações e boatos, gerando o que chamamos de “rádio peão” ou “rádio corredor”.

2. Não dar feedback

Ignorar a solicitação de colegas e subordinados afeta em cheio a comunicação interna. Quando o funcionário faz uma solicitação, ele espera um retorno, positivo ou negativo.

3. Ignorar a equipe e não informar os processos

Uma equipe só funciona se todos estiverem cientes dos processos e procedimentos a serem realizados. Não espere que as pessoas adivinhem o que mudou e o que devem fazer.

4. Achar que a comunicação não necessita de estratégia

Para diferentes tipos de público dentro da empresa, temos diferentes estratégias. Muitas vezes, a melhor forma de comunicar com os funcionários da fábrica, por exemplo, não é a mesma de comunicar com a liderança. Compreender como os setores atuam é a forma mais eficiente de produzir uma comunicação interna eficaz.

Agora que você já sabe quais erros não cometer na comunicação interna, veja como informar de forma eficiente:

Dicas para uma boa comunicação interna

Faça um checklist de tudo o que deve ser informado

Para organizar a comunicação da empresa, faça um checklist do que precisa ser informado ou reforçado. Listas ajudam na organização dos processos e auxiliam você a enxergar situações a longo prazo.

Estabeleça uma comunicação transparente

Quando o funcionário sabe o que acontece ao redor dele, se sente mais preparado para solucionar questões do dia a dia e comprometido com o bom funcionamento da empresa. Além disso, tem maior engajamento com a companhia, o que gera aumento da produtividade e da qualidade dos serviços prestados.

Crie a cultura do feedback

A prática do feedback deve ser constante e praticada entre todos os níveis hierárquicos, principalmente pela liderança da empresa.  O retorno das informações não deve ser uma situação pontual, mas sim uma rotina diária, principalmente para se evitar crises e desencontros de informação.

Aposte nos veículos de comunicação oficial

Crie canais onde os funcionários possam receber as informações corretas, evitando mal entendidos e especulações. Médias e grandes empresas podem contar com um profissional de comunicação ou mesmo uma agência de publicidade para auxiliar nesta questão.

Mas se você não pode contar com esta ajuda, comece apostando em ferramentas simples. Um mural atualizado periodicamente pode ser uma boa solução, assim como o envio de e-mails e reuniões com os funcionários.

Para uma comunicação interna eficiente, é preciso que as informações sejam atualizadas sempre que necessário. Não adianta criar um veículo de comunicação e abandoná-lo, pois isso não sensibiliza o funcionário e a iniciativa não funciona.

Estabeleça a empatia

Coloque-se no lugar do colaborador. Como gostaria de receber uma informação, seja ela boa ou ruim, necessária ou não para o seu trabalho? Fazendo esse exercício você estará próximo de alcançar o objetivo de evitar os erros na comunicação interna.

Gostou das nossas dicas de erros que não podem ser cometidos na comunicação interna? Deixe seu comentário no post, compartilhando conosco suas experiências sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This