imagem de mulher organizando uma loja de moda

4 dicas para otimizar os processos para organização de lojas de moda

A otimização de processos para organização de lojas consiste em uma série de ações que visa  reduzir custos e valorizar o tempo dos colaboradores. É uma estratégia de reestruturação na qual gestores tomam decisões para minimizar o desperdício e aumentar o lucro.

E a organização de lojas de moda é crucial para que essa otimização seja feita de maneira adequada e traga os benefícios esperados pelo empresário. Uma loja bagunçada, sem controle de estoque, com vendedores despreparados e um ambiente desorganizado não inspira confiança e muito menos atrai o público.

Apesar de serem itens de necessidade, as roupas são compradas também por consumidores que gostam de moda, querem se sentir bem, expressar quem são e o estilo que têm.

Desse modo, um local desarrumado, sujo, com uma vitrine mal feita e que não inspira confiança, não vai fazer sucesso. E a concorrência, nesse ramo, é muito acirrada.

Quer saber como otimizar os processos para organização de lojas e alavancar suas vendas de vez? Confira as dicas que listamos abaixo e se destaque no mercado!

1. Defina quem são seus clientes

Para realizar a venda, você deve conhecer quem é seu cliente e o que ele busca. Essa regra vale para todos os mercados, principalmente o da moda. Você tem clientes mais básicos e que se vestem para o dia a dia? Suas vendas são mais focadas em roupas para trabalho?  Ou, quem sabe, vestidos de festa?

É importante definir seu nicho de atuação, pois a loja deve ter uma identidade que se conecte ao seu cliente e transmita o que ele procura.

Não adianta ter uma loja focada em roupas para o ambiente corporativo se o espaço é muito informal ou vice-versa. A loja, como um todo, precisa ser atraente, e uma maneira de otimizar suas vendas é definindo seu cliente.

Assim, você pode tomar decisões tendo em mente seu público-alvo e trabalhando o espaço físico e o seu tipo de mercadoria de acordo com a clientela que já tem, que quer fidelizar ou que deseja conquistar.

2. Organize a vitrine e o estoque

A organização de lojas como um todo é essencial, mas a vitrine é seu cartão de visita, então, esse quesito deve ter prioridade total. Mantenha sempre uma vitrine limpa, bem cuidada e arrumada.

Não deixe que as peças expostas fiquem desalinhadas no manequim, amassadas ou desconectadas umas das outras. Imagine quem é seu cliente e o que ele gostaria de vestir.

Coloque essas roupas na vitrine e faça um teste. Veja quantas pessoas vão entrar no seu estabelecimento pedindo as peças expostas. Esse é um bom termômetro para definir se sua vitrine está com a apresentação correta para atingir seu público-alvo ou se você precisa melhorá-la.

Além disso, você deve manter um estoque bem organizado também. Hoje em dia, o tempo é muito valioso e fazer um cliente esperar 20 minutos enquanto você procura por uma peça de roupa de outra cor ou tamanho para que ele possa experimentar não é profissional.

Você vai deixá-lo insatisfeito e, possivelmente, perder a venda ou fazer com que ele não volte mais à sua loja.

É importante que você consiga saber quantas peças têm de cada modelo e identificar onde elas estão guardadas de maneira ágil. Isso é gerir bem seu estoque.

3. Treine bem a sua equipe

Seus vendedores estão na loja representando você e sua marca. Ter profissionais mal educados, mal humorados ou pouco prestativos é extremamente prejudicial. Pessoas que não conhecem bem o produto com que trabalham também fazem com que seus clientes tenham restrições quanto à sua loja.

Por isso, capacitar bem seus funcionários é primordial para ter sucesso nas vendas. Motive sua equipe, promova treinamentos antes dos lançamentos de novas coleções, estabeleça metas de vendas reais e faça com que eles “vistam sua camisa”.

Tudo isso vai deixar o ambiente mais leve e agradável e impulsionar as vendas. Invista no seu pessoal tanto quanto você investe na sua mercadoria. Ter ao seu lado parceiros focados é uma boa forma de alavancar suas vendas.

Assim, você evita passivos com pessoas desmotivadas e conquista mais clientes com um atendimento de qualidade.

4. Invista em softwares de gestão

Use a tecnologia a seu favor. Existem, no mercado, muitos softwares de gestão e checklists que ajudam a otimizar os processos para organização de lojas.

Com esse tipo de serviço, é possível monitorar — de maneira remota — o estoque da sua rede, atualizar dados a cada venda e manter não somente você, mas todos os seus colaboradores informados quanto aos produtos disponíveis ou em falta em tempo real.

Caso tenha apenas uma loja, a plataforma é essencial da mesma maneira, pois permite o controle mais rápido e acurado dos produtos à venda no seu estabelecimento.

Além disso, você consegue gerenciar seus funcionários, acompanhar as metas do mês, ter métricas para definir objetivos futuros e ainda aumentar seu controle financeiro sobre seu negócio utilizando sistemas online para gerenciamento.

É indicado que o sistema seja personalizável para atender às suas necessidades reais e que possa ser acessado online. Dessa maneira, você consegue ganhar tempo no gerenciamento da sua loja usando a tecnologia a seu favor. Porque os processos manuais, além de demandarem mais tempo, são mais propensos a erros.

Conclusão

Um dos principais desafios ao buscar otimizar os processos para organização de lojas de moda é integrar a gestão — e isso pode ser feito facilmente com a utilização de um software.

Com esse tipo de serviço, você terá dados sobre seus clientes e poderá utilizá-los de maneira correta. Sabendo quais produtos são mais vendidos e tendo conhecimento real sobre o público, é possível desenvolver ações de marketing estratégicas para alavancar suas vendas.

Já o treinamento e o gerenciamento da equipe ficam muito mais fáceis com a ajuda de um software. Isso porque todos os dados relativos aos funcionários são acompanhados de perto. As metas batidas e as que não obtiverem sucesso estarão imediatamente disponíveis para análises, bem como informações sobre as coleções novas e dicas para vendê-las também. Assim, os treinamentos serão ainda mais eficientes.

Todos os tópicos listados acima são dicas para otimizar os processos para organização de lojas. Colocá-las em prática trará muitos benefícios para o seu negócio. Não perca tempo com processos manuais. Utilize um software de gestão e cresça ainda mais!

Gostou do texto e quer entender como o checklist atua no mercado da moda? Confira nosso outro post e aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This