4 dicas de logística para melhorar a comunicação

4 dicas de logística para melhorar a comunicação

Quem trabalha com logística sabe como o dia a dia desse tipo de profissional é corrido e como é preciso ter conhecimento de técnicas de armazenagem, movimentação interna e externa, gestão de estoques, entre outros tantos tópicos.

O problema é que só dominar esses conceitos não basta. Os profissionais de logística, principalmente os gestores, precisam estar atentos às formas de melhorar a comunicação no armazém ou empresa em que trabalham.

Para que você consiga realizar o seu trabalho da melhor forma possível, nós elencamos 4 dicas de logística para melhorar a comunicação. Confira e faça da sua empresa um case de sucesso.

Valorize a cultura organizacional

Ao estudarmos os princípios do planejamento estratégico temos contato com as teorias que falam sobre a cultura organizacional. Trata-se de valores que os gestores da organização acreditam e que devem ser repassados a todos os colaboradores, como a missão e a visão da empresa.

Tais informações devem ser de conhecimento de qualquer funcionário da empresa, independentemente do nível hierárquico dos cargos que ocupem. Afinal, são os preceitos da cultura organizacional que regem toda a comunicação interna de uma empresa, e eles devem ser seguidos por todos.

Faça pequenas reuniões diárias

Separe um momento do dia, como o início ou final do expediente, para que os colaboradores possam tirar dúvidas sobre os processos da empresa e troquem experiências uns com os outros. Isso tudo é muito rico para incentivar a comunicação e o trabalho em equipe, dois aspectos essenciais para quem trabalha com logística.

Essas reuniões têm como objetivo principal a troca de ideias e podem ter duração curta, de no máximo 15 minutos. Nelas o gestor também pode falar sobre as metas a cumprir e objetivos que foram atingidos em um determinado período.

Tenha um checklist de tarefas e uma agenda atualizada

Para que todos saibam como está o andamento das atividades do armazém, é extremamente importante que a empresa tenha um checklist das atividades e uma agenda atualizada.

Atualmente existem softwares que permitem que todos os envolvidos na realização de uma tarefa tenham acesso aos checklists. Isso facilita um maior controle das atividades e também evita o retrabalho, ou ainda que duas pessoas façam a mesma coisa ao mesmo tempo.

Invista nas ferramentas de comunicação

Além dos checklists, você também pode investir em outras ferramentas de comunicação para melhorar as suas atividades logísticas. Um sistema de newsletter pode ser uma excelente forma de enviar comunicados ou avisos internos para todos os colaboradores.

Há ainda outras opções mais tradicionais, como o jornal impresso, os jornais-mural, quadro de avisos, caixa de sugestões, cartazes, entre tantos outros meios que podem aprimorar a comunicação nos processos logísticos.

Agora que você já tem uma noção maior de como melhorar a comunicação nos processos logísticos, colocar tudo em prática ficou mais simples, não é mesmo?

Caso você tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre algum dos tópicos abordados em específico, deixe um comentário no post. Será uma satisfação receber o seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This