4 dicas de como utilizar um checklist para pesquisas de satisfação

Ouvir e entender as necessidades do consumidor são as melhores formas de elaborar estratégias que auxiliem o crescimento da empresa. Por isso, elaborar um checklist para pesquisas de satisfação é uma medida fundamental para coletar os feedbacks dos seus clientes.

Dessa forma, é possível implementar medidas que promovam as devidas melhorias em todas as etapas do processo de venda, entrega e pós-venda.

Neste artigo, vamos explicar a importância das pesquisas de satisfação e, na sequência, detalhar as melhores práticas para obter dados de análise mais precisos! Ficou interessado? Então, continue a leitura! 

Qual a importância do checklist para pesquisas de satisfação?

Implementar um checklist para pesquisas de satisfação é uma forma eficiente de garantir que a metodologia aplicada vai trazer as informações realmente necessárias para o seu negócio. A partir dos dados coletados, é possível avaliar aspectos como:

  • a qualidade do atendimento;
  • a facilidade do cliente em encontrar o que procurava; 
  • a agilidade nos processos de compra; 
  • a organização da loja física e/ou virtual.

Portanto, a partir dessas informações é possível perceber como a pesquisa de satisfação também tem um papel fundamental na avaliação de desempenho da empresa. 

Qual a relevância da estruturação da pesquisa?

A pesquisa de satisfação é um método eficaz para garantir a coleta de dados para uma análise de negócios, e a metodologia quantitativa permite a realização de uma avaliação holística.

Com uma amostragem significativa é possível, ainda, identificar pontos importantes da estrutura de negócios e traçar um plano de ação mais certeiro. 

Porém, para alcançar o resultado desejado, é preciso prestar muita atenção ao desenvolvimento da pesquisa de satisfação. A seguir, vamos mostrar um passo a passo de como elaborar o documento. Confira!

Como desenvolver uma pesquisa de satisfação?

Ficou interessado em saber como elaborar uma pesquisa de satisfação eficiente? Nós detalhamos o passo a passo para garantir que o resultado reúna todas as informações necessárias para a sua análise. Veja abaixo!

Defina o objetivo

Definir o propósito da ação é o primeiro passo para o desenvolvimento da pesquisa de satisfação. Pode-se, portanto, definir como objetivo: 

  • avaliar se os funcionários e colaboradores seguem as normas de atendimento; 
  • identificar gargalos logísticos; 
  • conferir se a loja obedece aos padrões necessários. 

Essa é uma etapa importante, já que a definição dos objetivos é o que determinará toda a metodologia da pesquisa. 

Escolha o formato das questões

Esse é mais um ponto essencial da elaboração da pesquisa. Nesse aspecto, as questões elaboradas podem ser: 

  • de múltipla escolha: o consumidor escolhe a resposta que melhor lhe representa;
  • discursiva: o cliente escreve um comentário; 
  • pontuação: o cliente define uma pontuação para indicar o seu nível de satisfação. 

É interessante destacar que os formulários podem obedecer um único formato ou contemplar todos os métodos de avaliação. 

Defina o método de aplicação 

O método de aplicação consiste em definir a forma como serão coletadas as respostas dos clientes. Há três principais maneiras de aplicar a pesquisa de satisfação, sendo elas: 

  • formulários impressos; 
  • formulários online; 
  • softwares de pesquisa. 

Neste caso, os softwares de pesquisa costumam ser uma das opções mais interessantes, já que impedem fraudes, não dependem de conexões online e geram gráficos automáticos ao término do processo. 

Faça a análise de resultados 

Depois de coletar todas as respostas, é hora de avaliar os resultados. Para isso, deve-se definir os critérios e metodologias de análise adequadas para alcançar resultados mais precisos. 

Algumas ferramentas geram os resultados automaticamente, o que permite otimização de tempo e assertividade analítica. 

Como utilizar o software de checklist para pesquisas de satisfação?

Conforme explicamos acima, optar por um software é uma boa forma de garantir resultados precisos.

Por isso, separamos aqui 4 dicas para que você escolha uma ferramenta que atenderá à sua empresa da melhor forma possível, evitando inconsistências como: resultados duplicados, falhas no envio das respostas, campos incompletos, entre outros. 

1. Busque um software que utilize representações ilustrativas

As representações ilustrativas são excelentes mecanismos para obter respostas precisas.

Isso porque as ilustrações permitem que o consumidor aponte com maior facilidade o sentimento que a experiência com a compra lhe gerou, o que garante uma interpretação mais lúcida do atendimento ao cliente. 

2. Opte por softwares com uma interface simples

Uma interface simples e intuitiva é essencial para garantir resultados satisfatórios com a pesquisa de satisfação. Isso reduz o número de desistências, já que o cliente não se frustra com sistemas ineficientes ao tentar completar a pesquisa. 

Além de uma boa usabilidade, é necessário, também, optar por uma ferramenta que possua um bom desempenho. Por exemplo: carregamento rápido, boa disposição dos elementos na página, fontes que permitam uma boa leitura, entre outros componentes. 

3. Escolha uma ferramenta que possua um sistema de compartilhamento fácil 

O cliente precisa ter fácil acesso à pesquisa. Caso contrário, o índice de desistência pode ser mais elevado. Por isso, é essencial garantir um sistema de compartilhamento fácil, que pode ser feito por meio de um link enviado por e-mail ou, ainda, de um QR code impresso. 

Nos estabelecimentos físicos, a pesquisa também pode ser realizada de dentro da loja, com o uso de tablets. 

4. Opte por um software mobile-friendly 

Boa parte das atividades realizadas na internet são feitas por meio de dispositivos móveis, como tablet e smartphones.

Por isso, é importante que a ferramenta esteja otimizada para os dispositivos móveis, permitindo que os usuários possam acessar e responder às questões com facilidade, sem enfrentar grandes transtornos. Dessa forma, a taxa de desistência pode ser consideravelmente menor. 

Além disso, é provável que, com uma interface mobile amigável, mais usuários respondam à pesquisa. 

Por que usar um checklist para pesquisas de satisfação? 

A ferramenta garante uma série de benefícios para a empresa. Um deles é a garantia de que a pesquisa vai contemplar todas as questões necessárias para um resultado objetivo, já que permite verificar quais são os elementos de análise vitais para o estudo. 

Além disso, a ferramenta também ajuda a evitar a resistência dos consumidores para responder, quando comparado a formulários impressos e online. Isso porque a primeira opção costuma levar mais tempo, enquanto que, com a segunda, o usuário pode enfrentar dificuldades como carregamento lento da página e falha na conexão.

Portanto, utilizar o checklist para pesquisas de satisfação pode ser uma excelente forma de coletar mais respostas para a análise e chegar a resultados precisos. Assim, é possível obter dados concretos para auxiliar na tomada de decisão e implementar os ajustes necessários para melhorar a experiência do cliente.

E aí, gostou do nosso artigo? Então, entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This