3 maneiras de melhorar a padronização de serviços na sua empresa

3 maneiras de melhorar a padronização de serviços na sua empresa

Uma grande empresa varejista que quer se manter competitiva, precisa saber como agradar os clientes e como equacionar seus processos. Portanto, busca-se melhorar sua qualidade de gestão por meio da padronização de serviços.

Desta forma, a gestão da qualidade é essencial para a otimização dos processos de negócios. Principalmente para aqueles processos que são definidos como ponto crítico para o desenvolvimento das atividades operacionais da empresa.

1. Sincronização organizacional

Somos humanos e como tal precisamos sempre monitorar nossos processos de trabalho e compreender a real interface entre os funcionários e os clientes.

Desse modo, poderemos ter clareza sobre as particularidades, preferências e problemas do cliente, criando um treinamento adequado aos funcionários. Assim, o gestor poderá definir os aspectos qualitativos da padronização de serviços prestados.

Por conseguinte, ele deve buscar a redução de tempo e gastos no decorrer dos processos, ou seja, a padronização quantitativa. Não só para atender bem os clientes, mas para simplificar a metodologia de atendimento e a descentralização dos processos.

O ganho de valor está na sincronização organizacional que integra pessoas, processos e tecnologia, tendo como resultado uma maior agilidade nos serviços prestados como um todo.

2. Qualidade na padronização dos serviços

Um fator importante na gestão de qualidade na atualidade e que vincula a utilização da tecnologia é a personalização dos serviços ofertados aos clientes.

Por exemplo, uma grande empresa do varejo tem inúmeros clientes e categorizá-los por perfil, faixa etária entre outras categorias, permite que ela trabalhe melhor com a personalização de seus serviços. Atingindo assim, maiores resultados em termos de fidelização do cliente.

A maneira de manter a sincronia organizacional passa por uma técnica da gestão da qualidade que é o PDCA (que em português significa plano – execução – controle – ação).

Em outras palavras, significa buscar por melhorias com certa regularidade. Enfim, ligando pessoas e processos tanto na padronização como na personalização dos serviços. Para o levantamento de informações, uma ferramenta muito utilizada é o checklist.

3. Automatização do checklist

Há um tempo, era muito trabalhoso fazer qualquer levantamento de informações dos processos de negócios de uma empresa. Muito papel, muitas planilhas e quando tudo era sistematizado, a maior parte das melhorias propostas já estava fora do contexto.

No ambiente empresarial as transformações têm sido cada vez mais rápidas e sucessivas. Os gestores estão procurando, constantemente, novas formas de atingir a excelência na padronização dos serviços.

Por isso, as soluções inteligentes de checklist envolvem o uso de smartphones e tablets, compilando as informações em tempo real. Dessa forma, as tecnologias vigentes provocam a extinção das infindáveis planilhas.

Essa evolução sistemática auxilia imensamente a gerência de empresas a identificar pontos chaves de problemas nos processos empresariais. Mais explicitamente, nos serviços prestados aos clientes.

Logo, um gerente de uma franquia, um hotel e outras atividades varejistas necessita de suporte tecnológico, de pessoas capacitadas e processos enxutos para alcançar a sincronia organizacional. Assim, para melhorar a padronização de serviços de uma empresa é necessário obter uma sincronização organizacional.

Uma ótima opção é a solução da Checklist Fácil, pois agrega valor com a racionalização do tempo e desempenho em termos de gestão na prestação de serviços.

Para conhecer melhor os benefícios do sistema, a capacidade de gerir levantamento de informações sobre processos e garantir a padronização dos serviços com eficácia, solicite uma demonstração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This